Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A Melancolia por Marcilio Ficino


Black circle - Malevich
"Mas parece ser um princípio natural que em sua investigação das ciências, principalmente as mais complexas, a mente precisa afastar-se das coisas externas e aproximar-se das internas, indo, por assim dizer, da circunferência para o centro, e enquanto prossegue em sua contemplação deve permanecer solidamente no centro do próprio homem. Mas caminhar da circunferência para o centro e nele fixar-se é característica principal daquela região da mente com a qual a bílis negra tem afinidades especiais. Fixar-se no centro é como estar no centro da própria Terra, que se assemelha a bílis negra. Por isso a bílis negra provoca continuamente o espírito para que se dirija a esse ponto, reúna-se a si mesmo numa unidade, nele se detenha e contemple.
Cena do filme Melancolia - Lars Von Trier

E como se ele próprio é semelhante ao centro da terra, esse humor obriga a investigar o centro de todas as coisas singulares e leva à compreensão das verdades mais profundas, pois isto está de acordo com Saturno, o mais alto dos planetas".

(Marcilio Ficino. Book of life. Woodstock: Spring Publications, 1996, p.6. Citado por Berlinck. Melancolia: rastros de dor e de perda. São Paulo: Humanitas, 2008, p. 25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário