Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Uma conversa sobre o amor - Jacques Alain Miller

Transcrição do que Jacques Alain-Miller chamou de "uma conversa" no Simpósio do Campo Freudiano em Buenos Aires, em 20/07/88, que foi publicada primeiramente em "Clínica Psicanalítica: desejo e gozo", do Fundo Editorial do Simpóssio do Campo Freudiano, depois em "Conferências portenhas: desde Lacan" - Jacques Alain Miller (em espanhol), e no Brasil, na revista eletrônica "Opção Lacaniana", ano I, n II, de julho de 2010.
Alain-Miller trata sobre o amor, partindo dos textos "Contribuições à Psicologia do Amor", "Sobre um tipo particular de escolha do objeto no homem", "Sobre a mais generalizada degradação da vida amorosa", e "O tabu da virgindade", todos de Sigmund Freud, e os articula ao texto "A significação do falo", de Jacques Lacan. Discorre sobre como se relacionam os homens com as mulheres e como se escolhem uns aos outros; sobre as condições de amor, e responde algumas questões:
1. A falta de amor pode ser a envoltura formal do sintoma?
2. O que quer dizer a frase de Lacan de que o amor permite aogozo condescender ao desejo?
3. Como o gozo autoerótico na histeria se engancha ao desejo do Outro?
4. A propósito do mito de Don Juan, qual a diferença entre o "uma por uma", que fornece uma série infinita, e o "todo", que aparece saturado?
5. Qual a diferença entre a perversão e a escolha homossexual do objeto?
6. O que quer dizer a frase de Lacan de que os homossexuais são curáveis?
fotos de Cartier-Bresson

Excelente texto de 32 páginas que vale a pena ler com toda a atenção.
Disponível no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário