Adorável: Não conseguindo nomear a especialidade de seu desejo pelo ser amado, o sujeito amoroso acaba chegando a esta palavra meio boba: adorável!
(...) Encontro em minha vida milhares de corpos; desses milhares, posso desejar algumas centenas; mas dessas centenas, amo apenas um. O outro de que estou enamorado me designa a especialidade de meu desejo.
Essa escolha, tão rigorosa que só conserva o Único, constitui, dizem, a diferença entre a transferência analítica e a transferência amorosa; uma é universal, outra é específica. Foram necessários muitos acasos, muitas coincidências surpreendentes (e talvez muitas pesquisas), para que eu encontrasse a Imagem que, entre mil, conviesse a meu desejo. Este é um grande enigma do qual jamais descobrirei a chave: por que desejo Fulano? Por que o desejo duravelmente, langorosamente? Seria acaso todo ele que desejo (uma silhueta, uma forma, um jeito)? Ou seria apenas um pedaço desse corpo? E, nesse caso, o que, nesse corpo amado, tem vocação de fetiche para mim? Que porção, talvez tênue, que acidente? A forma de uma unha, um dente partido um pouco obliquamente, uma mecha, um modo de separar os dedos falando, fumando?
De todas essas dobras do corpo, tenho vontade de dizer que são adoráveis. Adorável quer dizer: isto é o meu desejo, enquanto é unico: "É isso! É exatamente isso (que eu amo)!"(...)
Adorável é o vestígio fútil de um cansaço, que é o cansaço da linguagem. De palavra em palavra, esgoto-me dizendo de modos outros o mesmo de minha Imagem, impropriamente o próprio de meu desejo: viagem ao termo da qual minha última filosofia só pode ser a de reconhecer - e de praticar - a tautologia. É adorável o que é adorável.
Ou ainda: eu te adoro porque você é adorável, eu te amo porque eu te amo. O que fecha assim a linguagem amorosa é exatamente o que a instituiu: a fascinação. Pois descrever a fascinação é a única coisa que jamais, no final das contas, exceder este enunciado: "estou fascinado". Tendo atingido o extremo da linguagem, ali onde ela não pode senão repetir sua última palavra, à semelhança de um disco riscado, embriago-me com sua afirmação: a tautologia não seria aquele estado inaudito, no qual se encontram, misturados todos os valores, o fim glorioso da operação lógica, o obsceno da tolice e a explosão do sim nietzschiano?
"Não é todos os dias que se encontra o que é próprio para dar a vocês a imagem exata do desejo de vocês"
Lacan (Seminário I)
Imagens: Romeu & Julieta
(In: Fragmentos de um discurso amoroso. Sâo Paulo:Martins Fontes, 2010. p.9-13)
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